As Bibliotecas Prof. Vladenir Pontes Menezes foram planejadas para atender a comunidade acadêmica, facilitando o acesso à pesquisa, estimulando seu desenvolvimento por meio dos diversos tipos de documentos convencionais e não convencionais, oferecendo infra-estrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão, com um acervo que se expande rapidamente para atender às necessidades da instituição.
Biblioteca - UniLeão

Biblioteca

Apresentação

As Bibliotecas Prof. Vladenir Pontes Menezes foram planejadas para atender a comunidade acadêmica, facilitando o acesso à pesquisa, estimulando seu desenvolvimento por meio dos diversos tipos de documentos convencionais e não convencionais, oferecendo infra-estrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão, com um acervo que se expande rapidamente para atender às necessidades da instituição.


Horários de funcionamento

Unidade Crajubar Unidade Saúde Unidade Lagoa Seca
Segunda a sexta-feira: 7h e 30 min às 22h; Sábado: 8h às 16h30min Segunda a sexta-feira: 7h às 22h; Sábado: 8h às 16h30min Segunda a sexta-feira: 7h às 22h; Sábado: 8h às 12h

Acervo

Consulte o Acervo On-line Acesse a Biblioteca Virtual

O acervo da biblioteca conta com 20.524 títulos e 80.634 exemplares, distribuídos entre livros, manuais, obras de referências, fitas de vídeo, dvd’s, cd’s-rom, disquetes, periódicos, dentre outros materiais distribuídos em estantes de aço e armários para armazenamento de materiais especiais. Contamos também com 7.643 títulos da Biblioteca Virtual “Minha Biblioteca” (Editoras associadas: Saraiva; Atlas; Grupo A; Manole e GEN). A descrição do acervo físico, por áreas do conhecimento, encontra-se no quadro a seguir:



Unidade Crajubar – 12.204; Unidade Saúde – 19.602; Unidade Lagoa Seca – 48.828.

ANPAD

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração desenvolve um consistente trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil. No intuito de contribuir para o exercício da democracia e cidadania, a ANPAD acolhe distintas posições teóricas dentro do campo científico das ciências administrativas, contábeis e afins, figurando como importante espaço de diálogo e debates acadêmicos e de vivência social.
www.anpad.org.br/

Programa de Comutação Bibliográfica

Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram-se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.
www.comut.ibict.br/comut/
Para solicitar Comutação Bibliográfica clique aqui COMUT.

Sociedade Brasileira de Computação

A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que fomenta e desenvolve pesquisa científica na área da Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE).
www.sbc.org.br/publicacoes-2

Portal Domínio Público

O “Portal Domínio Público”, (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede de mundial de computadores -Internet- uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Esse portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas ( na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
www.dominiopublico.gov.br

Saber, o Portal do Conhecimento

O Portal do Conhecimento é uma iniciativa inovadora da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela Internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP foi criada para disponibilizar o contéudo integral das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo a partir do ano de 2001.
www.teses.usp.br/

Scientific Electronic Library Online

Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como “ciência perdida”. O modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.
www.scielo.org/

Magister Net

O Magister Net é um sistema de pesquisas online, e traz conteúdo jurisprudencial, legislativo, doutrinário e prático-processual de alta qualidade e confiabilidade, além de exclusivo cruzamento de informações entre documentos da base de dados por links de hipertexto, e telas de pesquisas de extrema simplicidade para o usuário. É o primeiro reconhecido como Repositório Autorizado pelo STF, STJ e TST.
www.lexmagister.com.br/

Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva. Através da plataforma Minha Biblioteca, estudantes terão acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras. A Minha Biblioteca é uma plataforma simples e moderna, que pode ser acessada em qualquer lugar pela internet, através de computadores, smartphones e tablets.
www.minhabiblioteca.com.br

BIREME

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, mais conhecido pela sigla BIREME é um organismo internacional, centro especializado que faz parte da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é o modelo de programa desenvolvido pela BIREME em cooperação com instituições locais, nacionais e internacionais das áreas da saúde. Pelo portal BVS é possível acessar documentos como artigos científicos, monografias, trabalhos de congressos, teses entre outros tipos de conteúdos, acesso a referências bibliográficas em espanhol, português e inglês, principalmente a produção científica da América Latina e Caribe.
bvsalud.org/


Área física, Condições de Acesso e Mobiliário

A área física da biblioteca é de 197,8 m² na unidade Crajubar, 304,59 m² na unidade Saúde e 521,03 m² na unidade Lagoa Seca. A Biblioteca está acessível aos alunos, professores e funcionários, além da comunidade em geral, os usuários têm livre acesso ao acervo que está protegido com sistema de rádio-freqüência anti-furto.

As Bibliotecas são climatizadas, confortáveis e oferecem amplo salão de leitura com mesas de estudo em grupo e cabines para estudo individual, estações multimídia ligadas em rede, com computadores para acesso gratuito a Internet.

As instalações da Biblioteca apresentam condições adequadas quanto à área física. O seu mobiliário é moderno e está de acordo com os princípios recomendados para as bibliotecas universitárias. O acervo está acomodado em estantes de aço, devidamente distribuído por ordem de classificação. Os periódicos especializados contam com estantes expositoras para os títulos correntes. As instalações para os estudos individuais e em grupo são adequadas no que se refere ao espaço físico, mobiliário, ventilação e refrigeração, iluminação e acessibilidade. Seu acervo em várias mídias e áreas do conhecimento está disponibilizado com total livre acesso, permitindo o contato direto do usuário com a informação desejada.


Informatização

A Biblioteca usa o sistema Rm Biblios, que permite interação on-line com o setor acadêmico e tesouraria. O mesmo funciona nas três unidades. Todo o acervo bibliográfico encontra-se informatizado.

O programa de automação facilita os procedimentos de empréstimo, devolução, renovação, consultas e catalogação das obras como também gera os relatórios necessários para o bom andamento da biblioteca.

Para o preparo técnico do material bibliográfico é adotado como parâmetro o CDD – Classificação Decimal de Dewey e a catalogação simplificada com base no AACR-2. Há etiquetas de lombada, para armazenamento dos livros nas estantes, estando todos carimbados e etiquetados, disponíveis para empréstimo.

Todo o acervo encontra-se cadastrado e catalogado no sistema e o acesso à pesquisa desses documentos é feito no terminal de consulta do acervo no interior da biblioteca. O acervo das bibliotecas visa atender aos interesses de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores, coordenadores e funcionários. A permanente atualização do acervo, a presteza no atendimento aos usuários e o incentivo constante à utilização dos recursos que oferece são as políticas que direcionam todas as ações desenvolvidas na Biblioteca.

A comutação bibliográfica é um serviço oferecido pela biblioteca que visa dar acesso à informação existente nas principais bibliotecas brasileiras. Através do COMUT é possível obter cópia de documentos não encontrados no Sistema de Bibliotecas da FALS.

Política de Atualização

A política de aquisição, expansão e atualização do acervo dar-se-ão:

  • Por aquisição das bibliografias básicas e complementares correspondentes a cada disciplina dos diferentes cursos, com base nos planos de ensino, visando atender à proposta pedagógica dos cursos;
  • Por indicação do Corpo Docente;
  • Por análise de catálogo referente a lançamentos de títulos de livros e periódicos, realizada pela bibliotecária e docentes da área;
  • Pela análise da demanda dos títulos disponíveis;
  • Pela verificação da necessidade de adquirir exemplares adicionais para melhor atender os usuários;
  • Por espaço aberto para editoras, destinado à exposição de livros e revistas, revertendo em permuta.
  • Por doações;
  • Pela manutenção de assinaturas de periódicos;
  • Pela composição do acervo para atender novos cursos e vagas.

A política de atualização volta-se para a manutenção do acervo bibliográfico e áudio visual atualizado e adequado ao currículo dos cursos de graduação, projetos de pesquisa e atividades de extensão. A atualização do acervo é realizada através de aquisições semestrais de novos títulos além de edições mais atualizadas dos títulos existentes. A aquisição de novas obras para implementar o acervo é feita de acordo com as solicitações dos coordenadores, professores, e usuários.

As aquisições são programadas para o início de cada semestre, mas quando uma necessidade é identificada pode haver aquisição de livros, periódicos ou material de apoio, fora da programação semestral, para garantir ao aluno melhores condições para realizar seus estudos e pesquisas. Também é realizado, periodicamente, um levantamento das necessidades de livros que precisam ser adquiridos, para que o acervo permaneça atualizado, atendendo assim aos padrões de qualidade exigidos.

Programas de Apoio às Atividades Acadêmicas

A função das bibliotecas Professor Vladenir Pontes Menezes é prover informações referenciais e bibliográficas específicas, necessárias ao ensino e à pesquisa; diante disto citamos logo abaixo uma série de atividades que desenvolvemos em nossas bibliotecas, informando que as mesmas são desenvolvidas pela bibliotecária e auxiliares:

  • Levantamento bibliográfico;
  • Exposição de novas aquisições ;
  • Impressão de trabalhos acadêmicos ;
  • Disseminação seletiva da informação ;
  • Orientação para a elaboração de referências bibliográficas e para normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Oferece serviços de referência;
  • Elaboração de fichas catalográficas para as monografias; anais dentre outros trabalhos acadêmicos;
  • Assistência na pesquisa;
  • Serviço de reserva;
  • Realização de visitas guiadas à biblioteca;
  • Acesso às bases de dados eletrônicas;
  • Dentre outros.

Informações: (88) 2101-1080 / (88)2101-1063;
Coordenação das Bibliotecas: Anízia Maria Lima Nogueira - CRB: 3/918
Email: biblioteca@leaosampaio.edu.br

Revistas Eletrônicas para Auxílio nas Pesquisas

Serviços On-line que solicitem Login e Senha, por favor, procurar a biblioteca.

Filtrar por Curso:

Revista da Universidade do Ceará

O COMUT é uma rede de instituições conveniadas, para a prestação de serviços e colocam à disposição suas coleções bibliográficas. Possibilita a transferência de informações técnico- científicas, em bases interdisciplinares e cooperativas. Permite ao usuário o acesso a documentos técnico- científicos disponíveis, em meio eletrônico, nos acervos de instituições nacionais e em serviços de informação internacionais.

O valor da solicitação é de 1 bônus para cada conjunto de 5 páginas, e é o mesmo para instituições e pessoa física. O prazo de atendimento varia de 1 a 7 dias, exceto “Busca monitorada”, que é um serviço que permite localizar, solicitar e receber documentos existentes em instituições nacionais e internacionais. Tem custo e prazos diferenciados, pois trabalha com acervos externos, consumindo 4 bônus adicionais a sua solicitação

Solicite uma comutação