(88)99216-3040

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP é uma instância colegiada da Unileão, de natureza consultiva, deliberativa, educativa, autônoma, para emissão de pareceres sobre protocolosde pesquisas, vinculada a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e tem porfinalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos, preservando osaspectos éticos primariamente em defesa da integridade e dignidade dos participantes dapesquisa, individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismomoral da sociedade brasileira.

Foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 06 de outubrode 2011. Está instalado no prédio da Unileão campus Crajubar, que assegura os meiosadequados para o seu funcionamento e sob a Coordenação do Dr. Francisco Francineteleite Junior.

O CEP/Unileão é composto por um colegiado multiprofissional e transdisciplinar,formado por 27 membros relatores e 5 Representantes dos Participantes das Pesquisas, dediversas áreas de conhecimento tais como: Ciências da Saúde, Ciências SociaisAplicadas, Ciências Humanas e Filosofia, Linguística – Letras, Artes e Comunicação,Ciências Biológicas, Tecnologia e Geociências, Informática, Ciências Exatas e CiênciasJurídicas.

O CEP/Unileão está apto a receber, mensalmente, 30 (trinta) protocolos de pesquisaenvolvendo seres humanos, de toda a Unileão e/ou indicados de outras instituições pelaCONEP, para a devida análise, com a finalidade de identificar, definir e verificar asquestões éticas. Esses protocolos são relatados em reuniões mensais que acontecemsempre nas primeiras segundas-feiras e sextas-feiras de cada mês.

Nos protocolos de pesquisa avaliados são verificados sempre o padrão metodológico ecientífico, tendo como base primordial o bem-estar dos indivíduos e populaçõesenvolvidos na pesquisa. Após essa análise é emitido o parecer consubstanciado sobre oprojeto, o qual deve estar de acordo com a Resolução 466/12 – CNS-MS.

O Comitê de Ética funciona diariamente de segunda a sexta-feira, no horário de08:00 às 17:45. Endereço: Av. Padre Cícero, nº 2830 – Triângulo, Juazeiro do NorteCEP 63041-140.Térreo. Fone: 88 2101.1033 / 88 9400-5456.E-mail: [email protected].