O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
FIES - UniLeão

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma das oportunidades que o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO juntamente com o Ministério da Educação (MEC) oferece para você que pretende ingressar ou já é aluno da nossa Instituição

O Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, dispõe de vagas para todos os cursos da IES e oferece uma equipe especializada para auxiliar e repassar todas as orientações necessárias para conclusão do processo de inscrição e contratação do FIES. A equipe é formada pelos membros da CPSA e de Apoio Técnico (de cada local de oferta).

Portal SisFIES Legislação

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, na forma da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 e da Portaria Normativa Nº 1, de 22 de janeiro de 2010.

A operacionalização do FIES é realizada eletronicamente por meio do Sistema Informatizado do FIES - SisFIES, desenvolvido, mantido e gerido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação - DTI/MEC, cabendo ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, na condição de agente operador do FIES, definir as regras para sistematização das operações do Fundo, sob a supervisão da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação - SESu/MEC.

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União no dia 03 de maio de 2016, a Portaria Normativa Nº 9, de 29 de abril de 2016 com as regras e procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES referente ao segundo semestre de 2016.


Edital nº 76, de 17 de agosto de 2016 - Vagas remanescentes 2º/2016

Portaria Normativa nº 17, de 12 de agosto de 2016 - Vagas remanescentes 2º/2016

Lista de Pre-Secionados e Lista de Espera - FIES 2016.2

Ficha de conferência - Documentação CPSA

Edital nº 64, de 16 de junho de 2016

Termo de Participação – Proposta de Oferta de Vagas para o segundo semestre de 2016

PORTARIA NORMATIVA Nº 9, DE 29 DE ABRIL DE 2016

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro de 2015, a Portaria Normativa Nº 13, de 11 de dezembro de 2015 com as regras e procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES referente ao primeiro semestre de 2016.


26 a 29/01/2016 Inscrição dos estudantes no Fiesseleção
01/02 /2016 Divulgação lista de pré-selecionados e lista de espera
02 a 06/02/2016 Inscrição dos estudantes pré-selecionados no Sisfies
02/02 /2016 a ... Entrega de documentação à CPSA (dia seguinte após concluir a inscrição)
07 a 18/03/2016 Estudantes da lista de espera devem declarar no Fiesseleção situação de matrícula na IES

Lista de pre-selecionados e Lista de espera - FIES 1º/2016
Novas Vagas FIES 2016.1
EDITAL Nº 6, DE 20 DE JANEIRO DE 2016
Portaria Normativa Nº13 de 11 de Dezembro de 2015
Ficha de Conferência - Documentação CPSA
Lista de Documentos - Banco
Termo de Participação – Proposta de Oferta de Vagas para o primeiro semestre de 2016

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União no dia 27 de julho de 2015, o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, referente ao segundo semestre de 2015.



Período de inscrição: 03 a 06 de agosto de 2015



CONSULTE O EDITAL N° 21, DE 24 DE JULHO DE 2015

Para realizar sua inscrição acesse o endereço eletrônico FiesSeleção


Lista de candidatos pré-selecionados FIES 2015.2

Ficha de Conferência - Documentação CPSA

Portaria Normativa nº 8 de 2 de julho de 2015

Termo de Participação - Proposta de Oferta de Vagas FIES para 2/2015


Lista de Documentos - Banco

O aditamento é a renovação do financiamento que deve ser realizada pelo estudante semestralmente. O aditamento do contrato é iniciado pela CPSA e confirmado pelo estudante, utilizando senha e CPF cadastrado no SisFIES.


Como realizar o processo de aditamento?


Você deverá aguardar o recebimento das instruções para confirmação do seu aditamento, que serão enviadas pela CPSA no decorrer do semestre para o e-mail cadastrado no SisFIES (Leia atentamente as instruções informadas no e-mail).


Observação


Após a confirmação, o aluno deverá aguardar novo e-mail da CPSA com data agendada para apresentação do comprovante de confirmação de aditamento juntamente com cópia de RG e comprovante de residência (atualizado em nome de um dos membros do grupo familiar) para finalização do Processo.


Semestre em referência Prorrogado prazo para solicitação de Aditamento no SisFIES
 Aditamento (Renovação)  Suspensão Transferência - Curso/IES Dilatação Encerramento
1º/2017 Até 30/04/2017 Até 30/06/2017 Até 31/03/2017 Até 31/03/2017 Até 30/06/2017

Tabela de Tipos de Aditamento Acesse o SisFIES

O que é a dilatação de prazo de utilização do financiamento?


A dilatação é o aumento do prazo de utilização do financiamento por até 2 (dois) semestres consecutivos, caso o estudante não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento.

O que é a suspensão temporária do contrato de financiamento estudantil?


É a suspensão temporária da utilização do financiamento mantida a duração regular do curso para fins de cálculo do prazo de amortização do financiamento.

A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

A suspensão temporária do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso.

A utilização do financiamento poderá ser suspensa temporariamente por até 2 (dois) semestres consecutivos, por solicitação do estudante e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do local de oferta de curso, ou por iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do FIES.

É possível o estudante solicitar mais de 2 (duas) suspensões temporárias da utilização do financiamento?


Sim, excepcionalmente, por mais um semestre, na ocorrência de fato superveniente formalmente justificado pelo estudante e validado pela CPSA; ou por mais 2 (dois) semestres consecutivos, na ocorrência do encerramento de atividade de instituição de ensino aderente ao FIES, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, até que seja realizada a transferência de instituição de ensino.

O que é o encerramento antecipado do contrato de financiamento estudantil?


É o encerramento antecipado da utilização do financiamento e inicio das fases de carência e amortização de contrato de financiamento estudantil. A solicitação do encerramento do contrato de financiamento poderá ser realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). A solicitação deverá ser realizada até 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.

O estudante que solicitar o encerramento poderá antecipar a fase de amortização do financiamento?


Sim. O estudante que optar pelo encerramento antecipado da utilização do financiamento deverá escolher uma das seguintes opções:

  • I— liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento;

  • II — permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente.

  • III — antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente; ou

  • IV — antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente.

O estudante que encerrou antecipadamente seu financiamento poderá obter novo financiamento do FIES?


Não será concedido novo financiamento para estudante que tenha encerrado o prazo de utilização do financiamento, mesmo que antecipadamente.

Transferência de Curso/IES


De acordo a Portaria Normativa n°25, de 22 de dezembro de 2011,

Art. 2° o estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.

Art. 5º A transferência integral de curso ou de instituição de ensino deverá ser realizada por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação do estudante e validação pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA de origem e de destino.

Para maiores informações consultar: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

O que é o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)?


O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo — FGEDUC, criado pela Lei nº 12.087/09, é um fundo garantidor de crédito de natureza privada, que opera no âmbito do FIES e é administrado pelo Banco do Brasil. A partir de 01.02.2014, a oferta de curso para o financiamento estudantil ficou condicionada à adesão da entidade mantenedora de instituição de ensino ao FIES e ao FGEDUC.

O FGEDUC proporciona segurança e facilidades aos diversos agentes participantes do FIES. No caso dos estudantes, o FGEDUC elimina a necessidade de apresentação de fiador no momento da contratação do financiamento. Já para as mantenedoras, o fundo garante até 90% do risco de inadimplência das operações de crédito educativo.

A contribuição ocorrerá mensalmente para o fundo por meio do recolhimento da Comissão de Concessão de Garantia (CCG), cujo valor corresponderá a 6,25% (seis inteiros e vinte e cinco centésimos por cento), calculado sobre a parcela das operações de financiamento garantidas pelo FGEDUC. O valor da CCG será debitado dos encargos educacionais pagos pelo FNDE às entidades mantenedoras de instituição de ensino, conforme as disposições do Termo de Adesão entre as partes, e repassado ao FGEDUC.

O que é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA)?


A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

A Comissão é composta por cinco membros para cada Local de Oferta, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição de ensino e um representante do corpo docente da instituição de ensino.

Membros da CPSA

Contato




Horário de Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h às 17h e das 18 às 21h
Nucleo de atendimento do FIES
Fone: (88) 2101-1034
E-mail: fies@leaosampaio.edu.br
FNDE - Ministério da Educação
0800-616161